Compostagem é um método de enriquecimento do solo, por meio da decomposição da matéria orgânica feita por micro-organinos enriquece o solo de maneira natural, provendo para as plantas os nutrientes necessários para seus diversos estágios de crescimento.
Esse método provem ao solo o aumento da vida bacteriana, a decomposição é feita por bactérias que ao consumir o composto liberam no solo compostos ricos em macro e micro-nutrientes, intensificando assim sua fixação nas raízes das plantas.

É possivel notar o aumento na retenção de agua no solo em 70 % ou mais , algumas noticias recentes relatam que cultivadores de hortaliças do cinturão verde paulista, desenvolveram um método baseado na incercao de gramíneas na compostagem.
O tipo de gramínea ideal seria capins ou pastagens , como a brachiaria ou grama de jardim.
Esse composto em especial tem um longo período de preparo , cerca de 24 meses para os primeiros usos , porem o uso de rega se da somente no 5 primeiros dias , o período apos não é necessário , a terra retem a umidade necessária por longos tempos.
Matéria na integra.
Em geral o tempo de preparo minimo de um terra de compostagem comum é de 6 a 12 meses , quando a terra já esta com aparência escura e macia, sem odores ou resíduos da decomposição.
O uso da compostagem reduz consideravelmente o gasto com adubaçao e proteçao da cultura de pragas e animais indesejaveis, a reciclagem de materiais organicos como café , pimenta, tabaco afastam pragas.
E tambem pode ser usada para a criacao de minhocas, que ajudarao na decomposicao do composto, na areacao da terra, garantindo melhor oxigenacao do composto, alem de as propias minhocas produzirem humus que é ricos em macro e micro-nutrientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário