quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dicas de cultivo - podar ou dobrar



Na hora que sua planta está crescendo e você percebe que ela tem poucos galhos ou galhos demais surge a seguinte duvida: o que fazer?

As vantagens do dois métodos são inúmeras , entre elas que a planta não ultrapasse certa altura para que não seja tão chamativa “dar muito nas vistas”, estimular um crescimento lateral da planta,orientar o crescimento e tirar uma maior produção.


Se não queremos cortar a nossa planta porque nos da pena ou medo de a aleijarmos, ou não devemos, por estar já na fase de floração, sempre podemos recorrer a dobrar.

Para realizar a dobragem você ira precisar de um barbante e uma estaca de madeira , primeiro você deverá verificar o lado em que sua planta pega maior incidência de luz solar , as dobras são melhor realizadas com sativas por serem mais flexíveis que as indicas , localize o ponto médio da planta e amare o barbante certificando-se que esteja um pouco frouxo para não atrapalhar o crescimento da planta e de que não ira danificar folhas e os nós onde nascerão as flores.
Fixe a estaca no chão a cerca de um metro á um metro e meio da planta ( varia conforme a altura ) e amarre a outra ponta do barbante , obrigando a planta a ficar na posição desejada , na primeira semana dobrar levemente para evitar que o talo se quebre e para a planta se acostumar , a partir dai semanalmente envergar a planta ate a altura desejada evitando tocar o chão.








Aqui estão dobradas












A partir de alguns meses as ramas dobradas estarão crescidas e novas ramas surgirão aumentando assim a quantidade de galhos e flores.











.Para realizar a primeira poda esperaremos ao menos até que a planta tenha 4 pares de folhas.

Há que cortar o mais perto possível do nó que desejamos na planta, já que se deixamos algum bocado na parte superior vai apodrecer e poderia fazer adoecer a planta.







Como se pode apreciar o tronco está oco, costuma resistir muito bem as podas, mas nunca é demais colocar cicatrizante nos cortes ou da nossa própria saliva “em caso de não ter outra coisa”, que é um cicatrizante do mais econômico.


Passados uns dias nota-se os resultados, a ponta dividiu-se em 2 depois da poda, agora esperaremos que estas 2 novas ramas cresçam para voltar a podar.







Conforme a planta vai crescendo as ramas vão-se abrindo convertendo-a mais em um arbusto frondoso com múltiplas pontas que nos dará mais que a típica forma de arvore de natal que tomam as plantas sem poda com uma única ponta central.







Nenhum comentário:

Postar um comentário