segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dicas de Cultivo - Cultivo orgânico


Cultivo orgânico



Para aqueles que curtem um verde 100% natural, o melhor caminho é o cultivo orgânico. Composto somente de matérias naturais , é uma ótima forma de garantir a melhor colheita possível e também a qualidade do fumo colhido.
A compostagem é uma dessas formas , a compostagem é um processo biológico de descomposição de matéria orgânica que está contido em restos de origem animal ou vegetal como estrume, folhas, papel e restos de comida, em que os microrganismos a transformam, num material semelhante ao solo de florestas a que se chama composto.. O produto final resultante é um enriquecedor do solo, ou seja ele poderá ser aplicado ao solo para melhorar a suas características, sem que haja uma contaminação do meio ambiente


As vantagens do uso da compostagem são inúmeras, principalmente ao meio ambiente pois reduz a quantidade de lixo enviado aos lixões e aterros sanitários, melhora a retenção e oxigenação do solo.
O composto deve ser usado em 3 partes de terra , areia e composto.


COMO PREPARAR O COMPOSTO
1. Colocar no fundo do recipiente uma camada de aproximadamente 20 cm de palha ou ramos cortados, de forma a permitir o arejamento e a drenagem do chorume.

2. A camada seguinte deverá ser constituída por restos da cozinha cortados em pedaços pequenos (para acelerar o processo de descomposição).

3. Os restos de comida devem ser misturados e ligeiramente cobertos com resíduos de jardim secos para evitar as moscas.

4. Deve-se sempre alternar as camadas de resíduos verdes e resíduos orgânicos.

5. O grau de descomposição ou de degradação do material submetido ao processo de compostagem é acompanhado levando-se em consideração três fatores: cor, umidade e odor. A cor inicial tem um tom marrom e a final é preta, no início do processo a umidade é elevada e o odor é ocre passando para o de terra mofada no final do processo.

Nota: para que o processo corra bem e sem maus cheiros, é necessário ar, umidade e temperatura adequada.

Está mistura deve ser revolvida constantemente, para que toda ela receba luz, temperatura e aeração em quantidades homogêneas. Devendo também receber quantidade diária de água, para que se acelere o processo de descomposição do material. ( nos dois exemplos).

Entende-se por material orgânico e de fácil decomposição, cascas e pedaços de frutas e verduras, restos de comida; papel (sendo que guardanapos e papel higiênico possuem decomposição muito mais rápida); folhas, gravetos, sementes secas e que não possam germinar, grama cortada e outros; fezes de animais como galinhas, coelhos, caprinos, suínos e gado; sangue de animais; cascas de ovo e ossos; e tudo o mais que tenha origem animal ou vegetal que possua decomposição rápida.

As dimensões acima representadas podem variar de acordo com o tamanho do terreno e quantidade de composto que se pretende produzir.
A Compostagem orgânica, nada mais é do que uma reciclagem, contribuindo para diminuição do lixo doméstico, propiciando economia financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário